Hospital Regional de Coxim vai receber novo Centro de Hemodiálise
Na manhã de sábado (13), autoridades se reuniram no pátio do Hospital Regional Dr. Álvaro Fontoura Silva para dar ordem de serviço a construção do novo Centro de Hemodiálise. A obra de quase R$ 2,5 milhões é custeada pelo governo do Estado com contrapartida da Prefeitura de Coxim.
A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito de Coxim, Edilson Magro (PP), deputado federal Geraldo Resende (PSDB), diretor-Geral do HRCX, Devanir Rodrigues Pereira Júnior e vereadores.
O Centro de Hemodiálise, que atualmente funciona numa sala adaptada do HRCX, vai ganhar 860 metros quadrados de área construída. O prazo inicial para a entrega é outubro de 2024.
Edilson explicou que o novo Centro de Hemodiálise vai possibilitar a ampliação dos serviços ofertados aos pacientes renais da região norte de Mato Grosso do Sul. “Por mais que a gente opere no limite, infelizmente, ainda tem paciente que precisa recorrer à Capital para dialisar. Isso vai acabar”, comemorou o prefeito.
Com o novo prédio, o Centro de Hemodiálise também vai ganhar novas cadeiras e equipamentos, de acordo com Geraldo Resende. Em vez de 15 pontos (sendo um de reserva) Coxim passa a ter 20 (também sendo um de reserva), aumentando significativamente a capacidade.
Atualmente, o Centro de Hemodiálise trabalha com cinco turnos semanais, atendendo 70 pacientes de Coxim e cidades da região norte. O médico nefrologista Plínio Henrique Vaz Mourão explica que são três períodos diários às segundas, quartas e sextas e dois às terças, quintas e sábados. Para tanto, dois médicos se revezam nos plantões.
Além dos citados, marcaram presença no evento os diretores do HRCX, Michael Bittencourtt (Administrativo), Fernanda Berigo (Atenção à Saúde), a secretária de Saúde, Leila Kohl, o vice-prefeito Flávio Dias, e gerentes de pastas ligadas à Saúde Pública.